6 Dicas de produtividade para músicos

Confira 6 dicas de produtividade para músicos

Bom não sei quanto a você, mas na minha opinião a palavra “em-pre-en-de-do-ris-mo” sempre soou como algo difícil (a começar pela pronúncia) e sempre me vinha à mente um local cheio de gente, com maquinários, equipamentos, barulheira, produtos estocados, calor, estresse e um total e desconfortável furdunço.

Não que em alguns casos não seja verdade, mas creio que esse arquétipo foi instalado na minha cabeça quando eu ainda era criança, afinal a informação era transmitida principalmente através de quatro veículos-base: rádio, tv, jornal e revista, sendo que na época sequer sonhávamos com uma tal de internet.

Clique aqui e saiba como começar um negócio sem dinheiro!

Pode ser mais simples do que parece

O fato é que muitos negócios não precisam girar em torno desse conceito (tão) distorcido por parte de alguns veículos de comunicação e arrisco dizer que ser empreendedor não está necessariamente ligado à tamanha complexidade difundida na literatura organizacional, mas simplesmente à questão comportamental. Como minha primeira profissão foi na área da música (e a exerço até hoje), resolvi criar 6 dicas para que você (sendo músico) possa ampliar as suas possibilidades de êxito na sua carreira artística.

O trivial, o obrigatório

Você é do tipo que pega seu instrumento, aprende as músicas, tira os solos, as técnicas, escreve as notas! Beleza: você realmente precisa aprender o seu ofício, conhecer o seu instrumento, se dedicar a ele e por conta disso às vezes acaba tendo que renunciar alguns prazeres como amigos, família, lazer, etc. Se você se enquadra nesse perfil, creio eu que você está realmente se empenhando e se dedicando a ser um músico profissional e com certeza, ter foco e determinação é fundamental para alcançar o sucesso – e isso é um traço de comportamento empreendedor. Para agregar mais valor aos seus resultados, aqui vão as 6 dicas:

1. Não mendigue ajuda!

Não espere que o Governo ou algum empresário apareça para ser uma mãe que vá carrega-lo e conduzi-lo ao sucesso. Corra atrás das suas oportunidades, não espere!

Clique aqui e saiba como identificar maus parceiros de negócio!

2. Use a sua principal aliada!

Falando em oportunidades, faça da tecnologia uma das suas aliadas. Com o seu celular grave seus vídeos ou suas ideias e publique na internet.  No início não se preocupe tanto com a qualidade da imagem ou edição. A sua mensagem se dá através do som, e para o músico (ou até mesmo para os internautas) é ele que mais conta.

Clique aqui e saiba como identificar maus pagadores!

3. Não dependa de gravadora!

A cantora Beth Bruno já compartilhou a sua opinião sobre isso (clique aqui e confira a entrevista que fiz com ela). Mas enfim, caso você tenha um pouco mais de recurso, hoje, com um bom computador, uma placa de som adequada, um bom, microfone e uma sala silenciosa você consegue fazer uma produção de qualidade. Você não precisa necessariamente depender de uma gravadora para fazer os seus registros fonográficos. Aliás, tocar/cantar é apenas uma das coisas que você pode fazer para ganhar dinheiro com música!

Saiba mais sobre isso no meu curso DNA Criativo!

4. Explore e conquiste o seu espaço!

Não se preocupe tanto com a concorrência. Por mais que às vezes possa não parecer, existe espaço para todo mundo e você, com o seu estilo, pode sim, ser digno de trabalhar honestamente fazendo aquilo que sabe e gosta de fazer.

Faça o curso Enfim, Desempregado clicando aqui e conheça estratégias simples, porém super poderosas para isso!

5. Você sempre pode melhorar!

Ao mesmo tempo que é importante você assumir o seu estilo, tenha autocrítica. Não é porque você tem o seu estilo definido que você não pode melhorar (aliás, nós sempre podemos melhorar). Pesquise, leia e ouça coisas dos seus ídolos: procure entender as técnicas ou recursos que eles usam e tenha neles a sua fonte de inspiração.

Clique aqui e saiba quem são os personagens que roubam os seus sonhos!

6. Não confunda fama com sucesso!

Embora alguns pensem ser palavras sinônimas, ter sucesso não é necessariamente ser famoso. A fama é resultado do sucesso que você conseguiu colher após fazer aquilo que acreditou, se dedicou, implementou e realmente ele não vem da noite para o dia. Da mesma forma é importante lembrar que fama também é diferente de prestígio. É lamentável ter fama e não ter prestígio e é definitivamente péssimo ter o primeiro mas não dispor do segundo.

Clique aqui e saiba como ter o seu nome (ou da sua banda) divulgado em rádio,tv e jornal da sua cidade sem gastar nenhum centavo para isso!

Conclusão

O que eu quis dizer com essas dicas de produtividade para músicos? Foi que que você não precisa estar necessariamente numa empresa para ser empreendedor, mas para sê-lo, é preciso que você pense como uma. Assim, seus resultados tenderão a ser cada vez mais sólidos e concretos.

Pensando nisso, eu gostaria de apresentar um grande achado para você que é cantor(a) solo ou tem uma banda!

Clique aqui e saiba como o meu brother Vinícius Soares tem ajudado artistas de todo o Brasil a conquistarem uma carreira sólida, com retorno financeiro no mundo do Music Business! Sim, música também é trabalho e requer muito além de talento. Você precisa conhecer estratégias e ferramentas para levar o seu negócio para um nível mais elevado. Clicando aqui agora você terá logo de cará um vídeo especial onde ele fala sobre as novas tendências de mercado.

Clique aqui para ouvir o que o Vinícius tem a dizer a você, quer quer viver de música, abra a mente e sempre: faça, que acontece!

Sobre o Vinícius

Vinicius Soares é músico, compositor e empreendedor. Está à frente da Palco Digital, agência de consultoria para músicos independentes e realiza palestras pelo Brasil com foco em planejamento de carreira musical.

Ganhou o Prêmio Profissionais da Música, um dos maiores reconhecimentos da categoria e mantém uma comunidade online com mais de 50.000 músicos brasileiros e estrangeiros.

Uma de suas principais atividades é compartilhar conhecimento e experiência sobre geração de receita no mercado musical através das novas tecnologias, tema que já ajudou diretamente mais de 2.000 músicos e compositores através de seus treinamentos on line.

Clique aqui agora para assistir à série especial e gratuita dele!

As dicas mais acessadas