Dicas gratuitas para você aprender a tocar cavaquinho

Você sonha em aprender a tocar cavaquinho?

Embora tenha começado cedo na música, eu confesso que nunca planejei tocar cavaquinho. Na verdade, ele foi um recurso que usei para substituir o charango na minha primeira banda musical (clique aqui e saiba mais no artigo “Música x Dinheiro). Mal eu esperava que ele seria a porta de entrada para eu começar a me interessar por chorinho e assim passar a ser um apreciador da música instrumental.

Veja nos primeiros segundos do vídeo abaixo a introdução da música “Pedacinho do Céu”, de Valdir Azevedo, que usei na chamada criada para o Congresso Nacional dos Músicos da Cozinha (Conamco), que realizei em 2014.

Além de tocar cavaquinho…

Eu fui me interessando cada vez mais por outros instrumentos como violão (o meu preferido), guitarra, contra-baixo, banjo, bandolim, charango, teclado e aos poucos, esse simples e divertido hobby me fez ganhar um bom dinheiro com alguns dos principais cantores e grupos da minha cidade, o que muitas vezes era bem mais do que um mísero salário mínimo (clique aqui e saiba mais no curso gratuito do Enfim, Desempregado) e assim, mesmo de forma inconsciente, eu ia começando a ganhar certa notoriedade no segmento musical aqui em Manaus (AM).

Clique aqui e confira 61 nomes que são referência na música Manauara!

Tocar cavaquinho é difícil?

Vou direto ao ponto com você. Na minha opinião, o fator que mais pode prejudicar o seu aprendizado, caso você realmente queira aprender a tocar cavaquinho é o tempo! Vá por mim, quanto mais cedo você começar, melhor! Como comecei aos 14 anos de idade, eu tinha todo o tempo do mundo, eu não tinha lá as preocupações e obrigações da vida adulta. Se você tem mais ou menos essa idade, comece já e dedique-se, os seus pais vão aguentar “o tranco” (rsrrsrss). Clique aqui e saiba por que eu sou a favor do trabalho infantil.

Se você já é adulto, dedique pelo menos 1 hora do seu dia para treinar a sua coordenação motora, as palhetadas, a formação dos acordes e procure sempre ouvir samba trabalhando a sua percepção musical, identificando as batidas, os solos. Faça a simulação daquilo que ouve na sua boca e transfira para a sua fala e, se for o caso, faça gestos no seu corpo, simulando a palhetada na sua barriga (parece brincadeira, mas não é… rsrsrs). Ao chegar em casa, todo esse exercício de ouvir e praticar sem o instrumento vai ajudar bastante no seu processo.

Dê uma olhada no vídeo abaixo

Esse vídeo faz parte do curso “Como Tocar Cavaquinho 3.0”, do professor Xodó do Cavaco. No curso dele você aprende a tocar cavaquinho corretamente e sem sair de casa, com aulas exclusivas para acelerar o seu desempenho prático e teórico. Clique aqui e comece agora mesmo!

Um breve resumo sobre o professor

Nome Artístico de Alexandre Lourenço Lima, Natural do Rio de Janeiro; Cavaquinhista Profissional e Professor De CAVAQUINHO Desde 1997. Formado Pela Ordem Dos Músicos do Brasil Sobre o Número de Registro 2.701 (O.M.B). Também é Cantor,Violonista ,Compositor, e Sambista.

Deu Aulas Em Várias Escolas de Música do Rio de Janeiro, Onde Formou e Ainda forma Milhares De Cavaquinhistas Ao Longo De 18 Anos de Aulas Presenciais e Agora Online. Conviveu e Aprendeu Com Grandes Mestres o Verdadeiro Samba Tradicional Que é a Base Para Todo Cavaquinhista. Participou de vários grupos de Samba como: (Grupo Pé de Gafieira) Sambas da Lapa Antiga, (grupo remelexo) Chorinho (Raiz do Samba) Grupo Base de Mauro Diniz e Convidados no Barril Barra 8000 (Grupo De Pagode Gente Nossa) De Volta Redonda RJ, (Grupo Xodó e Cia) Várias (Escolas de Samba) Entre Outros.

Hoje Em Dia Dedica Grande Parte de Seu Tempo, Produzindo Conteúdo Didático Para Seu Curso Online (Como Tocar Cavaquinho 3.0) Seu Projeto Consiste Em Um Curso Completo do Básico Iniciante, Até o Avançado. Com Um Método Prático e Teórico, Bem Dinâmico e De Fácil Compreensão. Seguindo Um Passo a Passo, Baseado Em Sua Experiência ao Longo de Vários Anos de Ensino Presencial. Tem Como Objetivo Principal, Facilitar ao Máximo Os Ensinamentos, Para Que o Aluno tenha Uma Rápida Evolução Em Curtíssimo Tempo de Estudos Práticos e Teóricos.

E então, o que você está esperando?

Clique aqui e comece a aprender cavaquinho agora. Faça, que acontece!

As dicas mais acessadas