Todos nós temos ideais e, independente de quais eles sejam, é fundamental definirmos as etapas necessárias para que eles possam vir a se concretizar. Portanto, aqui vão 5 dicas para facilitar o caminho a ser percorrido na geração de ideias para o cumprimento das suas metas.
ACREDITE EM SI
É quase certo que as pessoas duvidarão da sua capacidade se por algum motivo ou outro você fraquejar em sua expressão corporal, no seu tom de voz, na sua forma de olhar ou até mesmo de escrever! Para impedir que isso ocorra, faça uma lista das coisas que mais gosta em si e do que gostaria de mudar. A partir daí concentre-se em potencializar as suas virtudes e procure corrigir, sempre que possível as suas fraquezas
NÃO OUÇA PALPITEIROS
Dificilmente a que pessoa mais gosta de dar palpite na vida alheia é apta para resolver os seus próprios problemas. Pessoas assim têm todo o tempo livre do mundo para ficar apreciando o que os outros fazem ou deixam de fazer, ao passo que as ocupadas (e provavelmente mais bem-sucedidas) estão simplesmente se dedicando a viver as suas próprias vidas e não a do seu próximo. Pessoas negativas adoram vê-lo fracassando para rapidamente dizer “eu avisei” em qualquer deslize que, por ventura, você possa vir a cometer. Portanto, ainda que seja difícil se afastar de pessoas que adoram dizer que fazer tal coisa “é impossível” de ser feita, a atitude mais prudente é saber o que tais indivíduos conseguiram construir na vida deles, antes de permitir que eles interfiram negativamente na sua.
CONCENTRE-SE NO QUE QUER
E não no que não quer! Existe uma sabedoria que diz que pensamentos viram sentimentos, que viram atitudes, que viram hábitos, que se transformam no seu caráter. Baseado na ideia de que você atrai aquilo que mais pensa, é quase certo de que o mundo conspirará para apresentar aquilo que você mais martela na sua mente, uma vez que suas atitudes nada mais são o reflexo daquilo que você mais internaliza no seu arsenal de convicções. É como já dizia Henry Ford: “se você acha que pode ou se acha que não pode, de qualquer forma você está certo”.
ALMEJE O FUTURO
Mesmo que o passado tenha sido um deleite de glórias. Orgulhe-se e saboreie as conquistas atuais, mas lembre-se de que hoje, mais do que nunca, as coisas são super dinâmicas e, viver atrelado ao que aconteceu no ontem pode impedi-lo, não só de enxergar novas oportunidades, mas principalmente de detectar possíveis ameaças que a qualquer momento podem minar a sua zona de conforto no amanhã. O mesmo vale para o caso de quem vem de uma história vivida em meio a tantas amarguras e insucessos. Bola pra frente!
PAGUE O PREÇO
Não existe construção sem demolição. Toda escolha principal reflete numa série de escolhas secundárias e, por mais que tomemos uma única decisão, é inevitável que dezenas de renúncias fiquem atreladas a ela. Sim, é muito mais fácil enxergarmos o palco de quem “deu certo” de forma “repentina” do que avaliarmos os seus árduos bastidores. A vida sempre tem algo a nos oferecer, porém, em contrapartida, ela sempre nos cobra um preço.
Embora fatores externos tenham o poder de exercer influência sobre nosso comportamento em relação às nossas aspirações, crenças e valores, quando falamos sobre nossas metas pessoais é preciso que vistamos a nossa armadura para defendermos as nossas verdades e esse processo, apesar de não ser simples, é fácil. No entanto você pode pensar através de outro prisma: não é fácil, mas é simples. Aí vai de você!
Faça, que acontece!
Confira também:
- Como ser um profissional medíocre
- Cuidado com promessas fáceis
- Menos é mais
- O azar do sortudo
- O cliente nem sempre tem razão