O azar do sortudo

Sorte ou Azar, o tempo dirá

Estar no lugar certo, na hora certa, com a pessoa certa” – essa é uma das dicas para se ter sorte, encontrada na literatura das pessoas de sucesso e que de certa forma serve de referência para aqueles que almejam lograr êxito, seja no âmbito profissional, pessoal, financeiro etc., pois é inevitável que ela apareça quando conseguimos fazer diversas conexões de experiências do passado e nos comportamos de determinada forma no presente.

Fácil x Difícil

Dizemos que “estamos preparados” quando presumimos que já temos acumulado experiência suficiente para conseguir desenvolver a percepção de onde, como e quando agir em relação a determinada situação, de modo que os resultados obtidos conspirem a nosso favor e muitas vezes, de tanto repetir tal façanha, as coisas tendem a caminhar no modo automático e o que é imensamente penoso, difícil e trabalhoso para alguns, é completamente normal para nós. A “sorte” de uns, é resultado de muitos erros, vivências, observações e/ou frustrações de outros e portanto, preparo, conhecimento de causa, know how, knowledge, etc.

Cuidado com a sorte

É evidente que ter apenas tarimba não resolve (e aqui a gente volta para a primeira linha deste artigo), pois quantas pessoas talentosas ainda não conseguiram fazer com que o mundo (o chefe, a família, o mercado, a cidade, o país, etc.) descobrisse o seu potencial! No entanto, por mais lento que possa ser o processo da “hora certa” dessa pessoa, ela tem chances infinitamente maior de manter a sua conquista do que aquela que foi apenas abençoada por uma situação “divina”. O indivíduo agraciado apenas por sorte e não por competência não conseguirá manter a tal posição por muito tempo, pois se ele não encontrou grandes dificuldades para chegar ao seu posto, na certa elas chegarão quando lá ele estiver e é aí que mora o perigo. A sua zona de conforto logo será estremecida pela zona de confronto da nova realidade e, em virtude de sua inexperiência, despreparo ou ingenuidade, possivelmente não conseguirá se manter por muito tempo na sua nova realidade, a não ser, é claro, que com cautela, ele tenha a virtude de saber conservar a conquista que lhe foi dada.

Ganhar x Perder

É como a história da pessoa que ganha na loteria: se ela não tem o preparo psicológico para manter e multiplicar a sua riqueza – na certa perderá tudo o que ganhou. Da mesma forma, não adianta um obeso “ganhar” uma cirurgia para perder toda a sua gordura – se ele não tem o devido preparo psicológico para manter o seu peso, na certa, ganhará tudo o que perdeu. O mesmo vale para o profissional que de súbito é contratado a um preço mais baixo para “aprender” uma função de vital importância para um projeto – o tempo gasto para que ele assimile o bê-á-bá dos objetivos dos gestores sairá muito mais caro do que contratar outro de maior e melhor maestria.

anuncio curso gratuito aConclusão

Muitos desejam uma mudança por completo em suas vidas de forma rápida, porém esquecem que é fundamental se preparar para a mesma, pois se isso realmente acontecer, eles tenderão a voltar do ponto de onde partiram, uma vez que não planejaram os seus alicerces para serem, de fato, merecedores da sorte que tão repentinamente apareceu. Existe um ditado que diz que o tempo existe para que as coisas não aconteçam de uma vez só e começar a trabalhar para adquirir experiências  a partir de agora é fundamental para que os esforços lá na frente sejam minimizados, ou mesmo nulos, se assim a sorte resolver contemplá-lo.

Esteja pronto e faça, que acontece!

Confira também:

As dicas mais acessadas