Manaus – AM
Realizado na Universidade Nilton Lins, o II Fórum de Comunicação (cujo tema foi “A arte de Comunicar”) recebeu na tarde do dia 08/06/16 o projeto Enfim, Desempregado, onde eu (Rafael Freire) tive a oportunidade de ministrar a palestra “Marketing na Internet: os princípios básicos para você vender sem vender” para estudantes de jornalismo, publicidade e produção.
Na ocasião, explanei sobre o forte poder que a internet tem para educar o público consumidor em relação aos mais variados tipos de produto e serviços através de técnicas de Inbound Marketing, que além de ser consideravelmente mais barato do que os meios tradicionais (que têm a limitação de mera exposição de marca), possibilitam maior solidez e confiança no posicionamento a longo prazo, sempre lembrando sobre a importância de os empresários destinarem sua atenção ao seu site e não apenas nas redes sociais, já que a grosso modo, é praticamente impossível criar uma base de dados através delas.
“A conversão de venda é efetivada através do seu site, mais precisamente através do email da pessoa e isso (ainda) é impossível através do Facebook, do Instagram, do Youtube e de qualquer outra rede. Elas (as redes sociais) devem ser encaradas como um meio para o usuário chegar à sua empresa (o seu site) e não o fim”, falei.
Dei uma pincelada sobre O fim da propaganda e como os gastos com mera exposição de marca podem comprometer os resultados esperados, já que a cada dia que passa os usuários (principalmente os oriundos da Geração Z – nascidos a partir do ano 2000) estão cada vez mais evitando propaganda, na mesma proporção que estão cada vez mais exigentes com os produtos e serviços que consomem, daí a importância de se educar o público antes de lhe propor uma oferta “na cara dura”, tal como é feito nos meios convencionais.
“É fundamental você não se limitar apenas a criar anúncios com ofertas ou frases criativas para ter curtidas e/ou compartilhamentos. Você precisa ir além e uma das formas que você tem de fazer isso é através da captação de leads“, concluí.