Cara, não estou sendo pago pela Globo, mas começou mais uma edição do The Voice Brasil (vou chamar de “TVB”), um dos programas que mostra novos grandes talentos da nossa música!
Apesar de achar uma pena o fato de os instrumentistas não ganharem tanto espaço na mídia de massa, é muito motivador ver gente “normal” como eu e você tendo a oportunidade de mostrar o seu talento para todo o Brasil (claro que nem todo mundo assiste ao TVB) e, se você é músico, com certeza sabe do que estou falando. Gente nova, gente com mais idade, gente de voz aguda, gente de voz mais grave…cada um com um talento que muitas vezes eram colocados em xeque por parte de gente que dizia ser impossível chegar num programa de tamanha vitrine e repercussão (leia mais o artigo “é (im) possível” aqui) e ainda assim, apesar do talento nato, existem alguns que escolhem a música errada e por esse motivo, não conseguem mostrar toda a extensão do seu potencial. Desse modo, o (difícil) processo de seleção por parte dos jurados vai acontecendo e somente os melhores candidatos vão avançando para as fases subsequentes.
O fato é que independente de atuar na música ou não, às vezes você precisa se impor mais, ser mais agressivo, mais determinado…ou simplesmente MAIS FODA mesmo, pois nem sempre terá a oportunidade de causar uma boa impressão. Às vezes, sob o pretexto de querermos parecer humildes, acabamos cedendo a vez a uma outra pessoa mais ousada, que não vai contar conversa: vai tomar sim o nosso espaço…e aí depois não adianta a gente querer reclamar.
Embora a mídia tenha o poder de ditar as tendências, não se conforme com os seus resultados. Busque mais, leia mais, aprenda mais, faça mais. Muitos que se lançam para um programa de grande audiência querem fama e prestígio, e isso é nato do ser humano, mas lembre-se que independente disso você pode sim, ser uma pessoa de sucesso, pois ele consiste em fazer com que você se sinta satisfeito e feliz com aquilo que você quis fazer. Fama e prestígio são meras consequências disso.
Claro que os que estão lá no TVB tem seus méritos, mas como eu falei antes, todos (sem exceção) são apenas pessoas normais (como eu e você) que acreditaram nos seus sonhos, enxergaram e agarraram a oportunidade quando ela apareceu. No entanto, vários outros ficaram de fora, com os mesmos talentos ou quiçá, até mais desenvoltos do que os classificados para a fase inicial.
E você, como trabalha para enxergar e agarrar as suas oportunidades? Parado ou trabalhando?